Tributação Justa
Liberdade de Comércio
Direitos ao Consumidor
Desenvolvimento com Sustentabilidade
 
NEWSLETTER

Cadastre-se para receber novidades




HOMENAGEM


24/05/2013
Dr Doutor Cláudio Walter Ferreira


Sábado, onze da manhã, o Vereador Reginaldo Pujol (DEM), por projeto de sua autoria, descerrou a placa identificadora da Rua Doutor Cláudio Walter Ferreira, no Loteamento Caminho do Sol, Bairro Guarujá, juntamente com a família do homenageado.

Falecido em 2011, com 92 anos, a história de vida do Doutor Cláudio Walter Mattos Ferreira da Silva é um exemplo a ser seguido e exaltado. 

Nascido em Encruzilhada do Sul, no distrito de Dom Feliciano, o último dos sete filhos de Othelo Ferreira da Silva e Leopoldina Matos da Silva, com oito anos, ficou orfão, e foi, juntamente com os irmãos Adelardo e Othelo foi acolhido pelo Orfanato Santo Antônio do Pão dos Pobre , onde estudou e ao longo de sua educação, adquiriu sólida formação cultural-clássica.

Foi professor-auxiliar no curso primário, com regência em uma classe do segundo ano da Escola Dom João Becker, anexa ao Orfanato Santo Antônio do Pão dos Pobres, com quinze anos.

Passou a lecionar em outras escolas, de primeiro e segundo graus, em Porto Alegre, cidade onde lançou também um curso de auxiliar de escritório, lecionando todas as matérias, incluindo contabilidade, datilografia, português, matemática financeira e correspondência comercial.

Em 1945, após aprovação em concurso público, foi lotado em Vacaria como Inspetor Federal de Ensino. Nesta cidade conheceu sua esposa Walda Gualdi Ferreira da Silva.

Formado em Direito pela PUC/RS, era também Técnico em Contabilidade, quando fundou, em 1960, a Imobiliária Zona Norte.

Foi fundador e também, o primeiro presidente da Associação Gaúcha dos Advogados do Direito Imobiliário Empresarial, participou diversas vezes da direção da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário e do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul.

Viúvo de Wanda Gualdi Ferreira da Silva, com quem tinha quatro filhos – Geraldo, Míriam, Cláudio e Sérgio, netos e bisnetos, o empresário e advogado Cláudio Walter Ferreira, mesmo com 92 anos, continuava trabalhando.

Em 1995 começou a publicar uma coletânea de termos jurídicos em latim, chamada “Atos e Fatos Gramaticais”, que posteriormente deram origem ao livro “Dicionário de Expressões Latinas”.

Coroando toda sua vida de perseverança, trabalho e firmeza de caráter em 1995, foi agraciado pela Ordem dos Advogados do Brasil com o título de “Advogado Exemplar”. "


 
Usuário:
Senha: